Passar para o conteúdo principal

Como preencher a Teoria da Mudança na proposta?

Aprenda a realizar o preenchimento da Teoria da Mudança, aba ações, da sua proposta.

Atualizado há mais de 2 semanas

O que é a Teoria Da Mudança?

O termo Teoria da Mudança é um conceito muito difundido entre os profissionais que atuam no ecossistema de empreendedorismo social. Isso porque oferece visão ampla da evolução de um projeto. A Teoria da Mudança consiste em, antes de tudo, definir o impacto que o empreendimento quer causar como um objetivo bem definido, para depois desenvolver passos necessários para alcançar a meta. Desta forma, a ferramenta mapeia a sequência lógica de atividades, recursos, objetivos, resultados e impactos esperados, tendo em mente sempre a visão a longo prazo. Na prática, a Teoria da Mudança oferece mais clareza sobre o que deve ser colocado em prática para atingir um objetivo maior no futuro.

Referência: Instituto Legado

Iniciando o preenchimento

1. Acesse a aba plano de ações de sua proposta;

2. Impacto- Os impactos são transformações mais amplas desencadeadas por intervenções/ ações.

  • Para adicionar impactos clique no botão + impacto. Você deverá selecionar quais impactos dentro dos que aquele Edital promove, seu projeto irá contribuir.

Os impactos irão mudar de acordo com o Edital que você está participando. Também a depender do Edital, você poderá selecionar mais de um impacto.

3. Resultado- Descreve o que se espera alcançar através do plano de Teoria da Mudança proposto.

  • Necessário adicionar pelo menos um resultado por proposta. Para adicionar seu resultado, clique no botão verde + Resultado. Descreva o resultado que seu projeto deseja alcançar e seleciona a (as) ODS ele irá contribuir. Por fim, clique em adicionar. 

Se atente a limitação de caracteres no campo de resultado, se trata apenas de um resumo. Perceba que, se adicionar mais um resultado, para preencher os demais campos, será necessário alternar entre esses resultados.

Exemplo

Vamos supor que nossa proposta seja da aérea do esporte, um dos nossos indicadores se trata de realizar jogos de Basquetebol, nosso Resultado se trata da Melhora na qualidade de vida dos jovens da Comunidade X através do esporte.

4. Indicadores- Se tratam de formas de quantificar o resultado adicionado.

  • Clique em + Indicador;

  • Preencha o campo de indicador;

  • Tipo de meta- Você pode monitorar de forma decimal, numérica ou monetária;

  • Meta- A depender do que for preenchido no campo tipo de meta, você preenche a meta com base na quantidade que desejam alcançar. Caso esse indicador não tenha uma meta, pode selecionar a opção Sem meta estabelecida;

  • Rolando a tela para baixo, você vera que pode distribuir essa meta por meses da proposta;

  • Clique em Adicionar.

  • Caso deseja adicionar mais indicadores vinculados ao Resultado, repita o processo.

Exemplo

Vamos supor que nossa proposta seja da aérea do esporte, um dos nossos indicadores se trata de realizar jogos de Basquetebol. Podemos selecionar como Meta a opção Numérica e inserir o numero 20, porque em nossa proposta, desejamos realizar 20 jogos de Basquetebol. Dentro desses 20 jogos, será possível selecionar em quais meses eles serão realizados e qual a previsão do numero de jogos para aquele mês.

Lembre-se que, se sua proposta por aprovada, você devera prestar contas com base nas Metas criadas e com base nos meses que distribuir esses valores.

5. Ações- Se tratam de tarefas e/ou atividades que serão realizadas para gerar resultado

  • Escreva o nome da ação;

  • Escreva a descrição da ação;

Se atente as limitações de caracteres

  • Produtos- O que a realização dessa ação ira gerar. Caso tenha mais de um produto vinculado a essa ação, clique em + Adicionar Produto;

  • Preencha em quais meses essa ação ira ocorrer. Você devera selecionar o quadrado correspondente ao mês;

  • Clique em Adicionar;

  • Caso vá realizar mais de uma ação, repita o procedimento.

Lembre-se que, nos meses que foram inseridos ações, posteriormente caso a proposta seja aprovada, será necessário fazer o registro dessas ações, elas deverão ocorrer nos meses previstos.

Exemplo

Vamos supor que nossa proposta seja da aérea do esporte, um dos nossos indicadores se trata de realizar jogos de Basquetebol. O resultado que estamos preenchendo no momento, aborda melhorar a qualidade de vida dos jovens através do Esporte. Nossa primeira ação será realizar jogos de Basquetebol internos.

6. Produtos de comunicação- Descreve como o projeto e seus resultados serão divulgados.

  • Clique em + Produto de comunicação;

  • Preencha o que será produzido;

  • Descreva o Produto, como será utilizado esse Produto;

  • Preencha o público, para quem se destina essa comunicação e onde será realizada;

  • Descreva o objetivo, qual a intenção ao produzir essa comunicação;

  • Tipo de meta- Você pode monitorar de forma decimal, numérica ou monetária;

  • Meta- A depender do que for preenchido no campo tipo de meta, você preenche a meta com base na quantidade que desejam alcançar. Caso esse produto de comunicação não tenha uma meta, pode selecionar a opção Sem meta estabelecida;

  • Rolando a tela para baixo, você vera que pode distribuir essa meta por meses da proposta;

  • Clique em Adicionar;

  • Caso deseja adicionar mais produtos de comunicação, repita o procedimento.

7. Contrapartida- O que a sua organização vai realizar de contrapartida para essa proposta.

  • Preencha o que será oferecido;

  • Descreva como será oferecida essa contrapartida;

  • Informe qual será o público dessa contrapartida, para quem ela será oferecida;

  • Preencha o objetivo, porque essa contrapartida está sendo oferecida;

  • Tipo de meta- Você pode monitorar de forma decimal, numérica ou monetária;

  • Meta- A depender do que for preenchido no campo tipo de meta, você preenche a meta com base na quantidade que desejam alcançar. Caso essa contrapartida não tenha uma meta, pode selecionar a opção Sem meta estabelecida;

  • Rolando a tela para baixo, você vera que pode distribuir essa meta por meses da proposta;

  • Clique em Adicionar;

  • Caso deseja adicionar mais contrapartidas, repita o procedimento.

Caso tenha preenchido mais de um Resultado, veja que ao trocar de Resultado, os Indicadores e Ações também mudam, porque eles são diretamente ligados ao Resultado. Já os produtos de comunicação e contrapartidas se mantem os mesmos para todos os Resultados.

Respondeu à sua pergunta?