Caso esteja procurando como chegar até o cadastro de orçamento, consulte o artigo Onde cadastrar o orçamento de projeto.
Somente propostas em rascunhos podem ter seu orçamento alterado. Uma vez que sua proposta for enviada para avaliação você precisará solicitar ao investidor para realizar qualquer alteração.
Antes de começar certifique-se que o modelo de orçamento solicitado pelo investidor é com categorias pré-fixadas.
Este modelo de orçamento já apresenta uma estrutura estática para categorias, permitindo apenas a definição das subcategorias. Por exemplo, você não poderá alterar o campo “Recursos Humanos” mas poderá destrinchar os valores em subcategorias como “Assistente Social” e “Coordenação”.
Categoria x Subcategoria
Categoria é uma classificação que representa um tipo de despesa. Por exemplo, as categorias podem incluir despesas com “Recursos Humanos”, “Administração”, “Comunicação” e “Alimentação”.
Por sua vez, uma subcategoria é uma classificação mais especifica dentro de uma categoria principal. Ela permite uma divisão mais detalhadas dos gastos. Por exemplo, dentro da categoria “Administração” podem existir subcategorias “Despesas de legais e contábeis”, “Seguros”, “Despesas de escritório”.
Adicionar uma subcategoria
Subcategoria é a representação de algum gasto previsto para o seu projeto e deve ser incluído dentro da categoria que melhor lhe representa dentre as categorias disponíveis.
Ao lado de cada categoria de despesa (linha roxa), clique na seta para baixo e em seguida na opção “Nova subcategoria”. Na nova linha gerada substitua o nome “Nova despesa” pela identificação da despesa prevista para seu projeto.
Caso em seu orçamento as ações acima não sejam possíveis, a sua planilha está no modelo de categorias e subcategorias fixas. Para as orientações corretas, clique aqui.
Para o preenchimento das subcategorias onde se aplicarão gastos em seu projeto, você deverá inserir o valor previsto nas colunas referentes a cada um dos meses de execução do projeto cujo recurso seja necessário. Caso não haja previsão de gastos, mantenha o valor 0,00.
Dica: Quando o valor previsto para uma subcategoria for recorrente ao longo de meses subsequentes você pode utilizar opção de arrastar o mouse a partir da borda direita da célula preenchida. Similar ao Excel…
Você pode, e deve, inserir todas as despesas previstas para o seu projeto. A somatória destes valores será o total solicitado como patrocínio ao investidor do edital ao qual está participando.
Após cada atualização no seu orçamento o Bússola salvará as alterações automaticamente.
Previsão e execução orçamentária
Nesta fase de submissão da proposta, você deve planejar a distribuição do orçamento do projeto tendo em mente que, caso seu projeto seja selecionado, o mesmo servirá como base para o cronograma de repasses de recursos e para a prestação de contas. Por tanto, tenha atenção ao definir os meses onde os gastos estão previstos.
Algumas dicas importantes
Evite fragmentar demais suas despesas
Para a prestação de contas, será necessária a submissão de dois documentos - um fiscal e um recibo - que comprovem a execução do orçamento previsto em cada uma das subcategorias, portanto, evite fragmentar demais as suas despesas, pois isso dificultará o seu processo de prestação de contas e possivelmente aumentará o número de remanejamentos de recursos durante a execução do projeto.
Exemplo: Na compra de uniformes, com uma única nota você comprova os gastos em 100 camisetas. Se os produtos estão previstos separadamente como Camiseta P, Camiseta M e Camisetas G você deverá inserir a mesma nota por 3 vezes. Nada funcional, não é mesmo?
Outra dica é que você nomeie os itens de forma clara, mas não específica.
Evite nome genéricos como “Equipamentos” ou muito específicos, que caracterizem algo que possa mudar durante o projeto. Prefira um meio termo como “Notebook” pois fica claro o que você precisa adquirir (um computador) ao mesmo tempo que permite a escolha da marca ou do modelo mais apropriado.
Exemplo: Se você descreve a subcategoria como “Notebook Samsung Galaxy Book” você limita sua possibilidade de compra unicamente a este modelo. Até o momento da aquisição, os valores podem ser alterados ou ele poderá não estar disponível, o que dificultaria seu processo de compra até que a alteração fosse aprovada pelo investidor.
Excluir uma subcategoria
Caso precise excluir uma subcategoria você deve clicar na seta para baixo no lado esquerdo da linha e então na opção “Excluir”.
Exportar planilha de orçamento
Caso deseje, você pode exportar o orçamento registrado na plataforma em forma XLS. Para isso utilize a opção de “Gerar planilha” representada pelo ícone no canto superior direito do seu orçamento.