Passar para o conteúdo principal

Como preencher um orçamento com categorias e subcategorias livres

Aprenda a montar e preencher a previsão de orçamentária do seu projeto em um modelo com estrutura aberta

Atualizado há mais de um ano

Caso esteja procurando como chegar até o cadastro de orçamento, consulte o artigo Onde cadastrar o orçamento de projeto.

Somente propostas em rascunhos podem ter seu orçamento alterado. Uma vez que sua proposta for enviada para avaliação você precisará solicitar ao investidor para realizar qualquer alteração.

Antes de começar certifique-se que o modelo de orçamento solicitado pelo investidor é com categorias e subcategorias livres.

Este modelo de orçamento permitei que você defina a estrutura de categorias e subcategorias. Por exemplo, você poderá criar as grandes categorias como “Recursos Humanos” e também suas subcategorias como “Recursos Humanos → Coordenador de Projeto”.

Categoria x Subcategoria

Categoria é uma classificação que representa um tipo de despesa. Por exemplo, as categorias podem incluir despesas com “Recursos Humanos”, “Administração”, “Comunicação” e “Alimentação”.

Por sua vez, uma subcategoria é uma classificação mais especifica dentro de uma categoria principal. Ela permite uma divisão mais detalhadas dos gastos. Por exemplo, dentro da categoria “Administração” podem existir subcategorias “Despesas de legais e contábeis”, “Seguros”, “Despesas de escritório”.

Adicionar uma Categoria

Para adicionar uma nova categoria ao seu orçamento clique no botão verde “Cadastrar categoria” no canto superior direito do seu orçamento. Ao clicar será possível escolher dentre as categorias pré-exisitentes qual deseja incluir em seu orçamento.

Você deve repetir este processo para todas as categorias necessárias.

Adicionar uma Subcategoria

Após incluir as categorias, o lado de cada uma delas (linha roxa), clique na seta para baixo e em seguida na opção “Nova subcategoria”.

A seguir serão apresentadas algumas sugestões de subcategorias, caso não esteja satisfeito com nenhuma delas, no campo localizado na parte superior da janela você pode pesquisar e criar uma nova categoria.

Uma vez selecionada as subcategorias utilize o botão verde localizado no canto inferior direito da janela para incluí-las no seu orçamento.

Caso em seu orçamento as ações acima não sejam possíveis, a sua planilha está no modelo de categorias e subcategorias fixas. Para as orientações corretas, clique aqui.

Para o preenchimento das subcategorias onde se aplicarão gastos em seu projeto, você deverá inserir o valor previsto nas colunas referentes a cada um dos meses de execução do projeto cujo recurso seja necessário. Caso não haja previsão de gastos, mantenha o valor 0,00.

Dica: Quando o valor previsto para uma subcategoria for recorrente ao longo de meses subsequentes você pode utilizar opção de arrastar o mouse a partir da borda direita da célula preenchida. Similar ao Excel…

Você pode, e deve, inserir todas as despesas previstas para o seu projeto. A somatória destes valores será o total solicitado como patrocínio ao investidor do edital ao qual está participando.

Após cada atualização no seu orçamento o Bússola salvará as alterações automaticamente.

Previsão e execução orçamentária

Nesta fase de submissão da proposta, você deve planejar a distribuição do orçamento do projeto tendo em mente que, caso seu projeto seja selecionado, o mesmo servirá como base para o cronograma de repasses de recursos e para a prestação de contas. Por tanto, tenha atenção ao definir os meses onde os gastos estão previstos.

Algumas dicas importantes

Evite fragmentar demais suas despesas

Para a prestação de contas, será necessária a submissão de dois documentos - um fiscal e um recibo - que comprovem a execução do orçamento previsto em cada uma das subcategorias, portanto, evite fragmentar demais as suas despesas, pois isso dificultará o seu processo de prestação de contas.

Exemplo: No supermercado, com uma única nota você comprova os gastos em 10 produtos. Se os 10 produtos estão previstos separadamente, você deverá inserir a mesma nota por 10 vezes. Nada funcional, não é mesmo?

Despesas muito fragmentadas dificultam a prestação de contas por exigirem muitos lançamentos e comprovações e, também, acabam exigido muitos remanejamento de verba durante a execução do projeto.

Nomeie os itens de forma clara, mas não específica.

Evite nome genéricos como “Equipamentos” ou muito específicos, que caracterizem algo que possa mudar durante o projeto. Prefira um meio termo como “Notebook” pois fica claro o que você precisa adquirir (um computador) ao mesmo tempo que permite a escolha da marca ou do modelo mais apropriado.

Exemplo: Se você descreve a subcategoria como “Notebook Samsung Galaxy Book” você limita sua possibilidade de compra unicamente a este modelo. Até o momento da aquisição, os valores podem ser alterados ou ele poderá não estar disponível, o que dificultaria seu processo de compra até que a alteração fosse aprovada pelo investidor.

Excluir uma categoria

Caso precise excluir uma categoria utilize a opção no lado esquerda da linha da categoria que deseja excluir representado por uma seta para baixo e então na opção “Excluir”.

Caso a categoria que você esteja tentando excluir seja fixa, ou seja, pré-definida pelo patrocinador, a opção “Excluir” não estará disponível.

Excluir uma subcategoria

Caso precise excluir uma subcategoria você deve clicar na seta para baixo no lado esquerdo da linha e então na opção “Excluir”.

Exportar planilha de orçamento

Caso deseje, você pode exportar o orçamento registrado na plataforma em forma XLS. Para isso utilize a opção de “Gerar planilha” representada pelo ícone no canto superior direito do seu orçamento.

Respondeu à sua pergunta?