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Como preencher a planilha de importação de atividades

Entenda como funciona e como preencher cada campo da planilha modelo de importação

Atualizado há mais de uma semana

Antes de iniciar o preenchimento, certifique-se de que sua organização possui este serviço contratado. Caso ainda não tenha contratado e deseje fazê-lo, entre em contato com [email protected] para solicitar este serviço.

Modelo de planilha

Para realizar a importação das atividades realizadas pela sua organização é importante que organize os dados conforme o nosso modelo pré-estabelecido. Nele estão determinados quais campos, opções e formatos são aceitos.

Algumas das colunas do modelo possuem uma lista para seleção das opções válidas, isso significa que só poderão ser selecionados os campos disponibilizados no menu suspenso junto à célula.

Caso você não esteja identificando a caixa de opções, sua ferramenta para execução de planilhas eletrônicas é incompatível com o modelo disponibilizado. Como alternativa, recomendamos que adote a versão do Google Sheets (será necessário ter uma conta Google).

Em caso de dúvidas sobre o preenchimento ou após concluir o preenchimento, entre em contato com [email protected].

Para utilizar o Google Sheet para preenchimento da planilha, acesse este link para fazer uma cópia, em seguinte clique no botão “Fazer uma cópia” para ter uma cópia editável para preenchimento.

Após completar a planilha, faça download do arquivo no menu “Arquivo”“Baixar” → “Microsoft Excel (.xlsx)” e encaminhe o arquivo para a sua pessoa de contato na equipe Bússola.

Se preferir utilizar o Microsoft Excel, acesse este link para fazer o download do modelo, faça o preenchimento e então encaninhe o arquivo para a sua pessoa de contato na equipe Bússola.

Para utilizar o LibreOffice Calc utilize este link para fazer o download do modelo, faça o preenchimento e então encaninhe o arquivo para a sua pessoa de contato na equipe Bússola.

Caso tenha interesse em realizar a importação dos dados em um formato diferente, é possível contratar o serviço de apoio a esse processo. Solicite as opções e custos através do e-mail [email protected] ou com a sua pessoa de contato na equipe Bússola.

Preenchendo a planilha

A planilha de atividades é, basicamente, um horário de aulas. O exercício necessário para seu preenchimento será apenas de adaptar as informações que você já possui sobre o cronograma de suas atividades para o modelo pré-estabelecido.

Para conhecer mais sobre atividades e suas configurações no Sistema Bússola leia o artigo Introdução à Atividades.

Nome do Projeto

Nesta coluna deve ser informado o nome completo do projeto ao qual a Atividade está vinculada. O preenchimento é obrigatório.

Preencha este campo com o nome exatamente igual ao que está identificado dentro do Sistema Bússola.

  • Caso seu projeto ainda não esteja inserido no sistema a Atividade não será importada.

  • Caso exista mais de um projeto com o mesmo nome a Atividade não será importada.

Nome do Grupo

Nesta coluna deve ser informado o nome completo do grupo ao qual a Atividade está vinculada. O preenchimento é opcional.

Preencha este campo com o nome exatamente igual ao que está identificado dentro do Sistema Bússola.

  • Caso seu grupo ainda não esteja inserido no sistema ele será criado automaticamente.

  • Caso exista mais de um grupo com o mesmo nome em um mesmo projeto a Atividade não será importada.

  • Caso sua atividade não esteja vinculada à grupos, deixe a coluna em branco.

Nome da Atividade

Nesta coluna deve ser informado o nome da Atividade. Se for encontrada uma atividade com o mesmo nome em um mesmo grupo e projeto não será feita a importação deste registro. O preenchimento é obrigatório.

Se esta atividade é executada para mais de um conjunto de atendidos em horários diferentes, será necessário separá-las em linhas diferentes, haja vista que para cada uma delas serão outros atendidos matriculados.

Por exemplo:
Linha 01: Projeto Educação para todos | Atividade: Ballet (Manhã)
Linha 02: Projeto Educação pata todos | Atividade Ballet (Tarde)

Categoria da atividade

Nesta coluna deve ser informada em qual das categorias a Atividade se enquadra. Este dado é obrigatório, e deve ser preenchido com uma das as opções válidas abaixo, selecione a que mais se aproxima da sua Atividade.

  • Ambiental;

  • Artes Marciais;

  • Artes Visuais;

  • Artesanato

  • Atletismo

  • Cinema

  • Dança

  • Desenho

  • Educação Complementar

  • Educação Especial

  • Educação Não-formal

  • Empreendedorismo

  • Espetáculo

  • Esportes Coletivos

  • Esportes Individuais

  • Eventos

  • Exposições

  • Fotografia

  • Gastronomia

  • Literatura

  • Música

  • Profissionalizante

  • Saúde

  • Serviço de Convivência

  • Teatro

  • Tecnologia/Informática

  • Viagem/Excursão

Educador

Nesta coluna deve ser informado o nome do educador responsável pela atividade. Caso a atividade possua mais de um educador, você verá separar seus nomes por vírgula. O preenchimento desta coluna é opcional.

Caso sua atividade não possua um educador designado, deixe a coluna em branco. Não coloque marcações como “N.A”, traços, pontos, “X” ou similares.

Gestores da Atividade

Nesta coluna deve ser informado o e-mail dos gestor da Atividade. Caso a atividade possua mais de um gestor, você verá separar seus e-mails por vírgula. O preenchimento desta coluna é opcional.

Os gestores de atividades precisam ser usuários cadastrados no sistema. Por isso, informe aqui o mesmo e-mail utilizado no cadastro.

Carga horária total prevista

Nesta coluna deve ser informada a carga horária total prevista no formato h:m (horas e minutos). O preenchimento desta coluna é opcional.

Exemplo de carga horária
1. 00:30 (trinta minutos)
2. 02:30 (duas horas e trintas minutos)

Número de vagas

Nesta coluna deve ser informado o limite de vagas da Atividade no formato de número. O preenchimento desta coluna é opcional.

Caso sua atividade não possua limite de vagas, deixe a coluna em branco. Não coloque marcações como “N.A”, traços, pontos, “X” ou similares.

Controle de presença

Nesta coluna deve ser informado se a Atividade possui controle de presença individual, com instrição e registro de presença ou se controla somente o número de participantes se a identificação dos presentes. Este dado é obrigatório e as opções válidas são as seguintes:

  • Sim para possui controle de presença com registro e identificação de presentes e ausente; e

  • Não para controle somente de total de participantes, sem identificação de presentes.

Para atividades de Grupo o controle de presença sempre deve ser marcado com a opção Sim

Clique aqui para saber mais sobre controle de presença em atividades.

Data de início da atividade

Nesta coluna deve ser informada a data de inicio da Atividade no formato dd/mm/aaaa (dois dígitos para o dia, dois dígitos para o mês e quatro dígitos para o ano). O preenchimento desta coluna é obrigatório.

A data de início da atividade deve ser igual ou posterior a data de início do projeto ao qual está vinculada.

Data de encerramento da atividade

Nesta coluna deve ser informada a data prevista para o encerramento da Atividade no formato dd/mm/aaaa (dois dígitos para o dia, dois dígitos para o mês e quatro dígitos para o ano). O preenchimento desta coluna é obrigatório.

A data de encerramento da atividade deve ser igual ou anterior a data de encerramento do projeto ao qual está vinculada.

Periodicidade em que se repetem

Nesta coluna informe a periodicidade de repetição dos encontros da Atividade. Este dado é obrigatório, e deve ser preenchido com uma das as opções válidas abaixo:

  • Única vez para atividades que acontecem somente em um dia específico;

  • Semanalmente para atividades em que os encontros acontecem toda semana repetidamente; e

  • Quinzenalmente para atividades em que a ocorrência acontecem de maneira alternada, uma semana sim, outra não.

Para atividades que os encontros acontecem mensalmente selecione a opção Única vez para registrar o primeiro encontro. Os demais podem ser registrados posteriormente, durante o uso do sistema.

Data do encontro para Única vez

Para as atividades com a periodicidade selecionada Única vez, nesta coluna deve ser informada a data em que ocorrerá o encontro no formato dd/mm/aaaa (dois dígitos para o dia, dois dígitos para o mês e quatro dígitos para o ano).

A data informada para o encontro deve estar dentro do período de realização da Atividade, ou seja, estar entre as datas informadas nas colunas Data de início da atividade e Data de encerramento da atividade.

Para outros tipos de periodicidade que não seja Única vez, o conteúdo desta coluna será ignorado.

Dias da semana em que se repetem

Quando a periodicidade dos encontros da Atividade for Semanalmente ou Quinzenalmente, neste conjunto de colunas deverá ser informado em quais dias da semana os encontros irão ocorrer.

Há uma coluna referente à cada um dos dias da semana. Você deve marcar somente as caixas de seleção referentes aos dias aos quais possuem encontros previstos nesta atividade.

Caso a opção de periodicidade selecionada seja Única vez, o conteúdo destas colunas será ignorado no momento da importação.

Para saber mais sobre a geração de encontros e agenda de aulas leia este artigo que preparamos para você.

O sistema irá gerar encontros para cada atividade seguindo a seguinte regra:

[periodicidade], nas [dias da semana selecionados] entre [data de início] e [data de encerramento].

Exemplo:

  • Única vez, em 12/04/2024.

  • Semanalmente, nas segundas e quartas entre 01/03/2024 e 15/10/2024.

  • Quinzenalmente, nas quintas-feira entre 01/03/2024 e 15/10/2024.

Horário de início dos encontros e Horário deZ encerramento dos encontros

No conjunto de colunas de hora de início e fim dos encontros deve ser informado qual o horário em que os encontros acontecerão. Os dados devem ser informados no formato hh:mm (dois dígitos para hora e dois dígitos para minutos).

Atenção: Somente o par de colunas referente ao turno que em o encontro irá acontecer deve ser preenchido, os demais devem ser deixados em branco.

Se os encontros das atividades acontecem em mais de um turno com o mesmo conjunto de atendidos, você pode preencher os horários em mais de um turno. Por exemplo, uma atividade de periodo integral que ocorre durante a manhã e tarde, deve ser preenchido: Matutino 08:00 - 12:00 | Vespertino 14:00 - 18:00.

Caso o conjunto de atendidos seja diferente nos encontros, trata-se então de atividades diferentes e, portanto, devem ser criada duas linhas distintas da planilha.

Local onde a atividade acontecerá

Nesta coluna deve ser informado o local onde os encontros da Atividade serão realizados. O preenchimento desta coluna é opcional.

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