Permissão necessária: Para gerenciar os Perfis de acesso da sua Organização é necessário ser um Administrador ou ter um perfil com a permissão concedida para tal.
O que são Perfis de acesso
O Perfil de acesso é, no Sistema Bússola, um meio de agrupar seus colaboradores em uma determinada categoria cujas possibilidades de execução de ações são limitadas segundo as funções e responsabilidades destes profissionais.
Isso significa que, uma vez que um colaborador está vinculado um determinado perfil de acesso, este terá as mesmas permissões e limitações que os demais profissionais da Organização que atuam na mesma área:
Exemplo: Em um perfil determinado Assistentes Sociais, todos os membros com este perfil poderão ter acesso aos mesmos recursos dentro do Sistema Bússola, tais como inserir e excluir dados na ficha de matrícula do atendido.
O perfil de Educadores, por sua vez, conseguirá editar uma atividade em grupo, ação que os assistentes sociais não poderá executar.
Dica: Organizar estes perfis sob a perspectiva dos cargos desempenhados, contribui para evitar o individualismo da gestão das permissões. Isso facilitará posteriores ajustes quando houver mudança de processos na instituição.
Incluir um novo Perfil de acesso
Dica: Procure nomear o Perfil de acesso com um nome significativo que permita identificar rapidamente quais tipos de profissionais da Organização o devem possuir.
A partir da Listagem de Perfis de acesso:
Clique no botão verde “Novo Perfil de acesso”;
Informe um nome para o perfil;
Caso deseja utilizar as permissões de um perfil já existente como base para o novo perfil, selecione um dos perfis listados, para criar um totalmente novo basta não selecionar nenhum perfil;
Inclua um texto que descreva este novo perfil;
Clique no botão “Salvar”;
Para a configuração deste perfil, o Sistema Bússola oferece quatro modelos de permissionamento para cada um dos recursos disponíveis, sendo eles: Visualizar, Incluir, Alterar e Excluir. Através destas possibilidades você conseguirá definir o que cada perfil de acesso pode ou não realizar dentro do sistema:
Atenção! Algumas permissão são concedidas automaticamente pelo sistema para que outras ações sejam executadas. São elas:
Para permitir Excluir é necessário permitir Ver, Incluir e Alterar;
Para permitir Alterar é necessário permitir Ver e Incluir;
Para permitir Incluir é necessário permitir Ver.
Dica: É importante saber que é possível vincular mais de um Perfil de Acesso à um único membro, as permissões concedidas serão a união das permissões destes diferentes perfis.
O controle de ativação na posição esquerda e cor laranja significa que a permissão está NEGADA. Na posição direita e cor verde significa que a permissão está CONCEDIDA.
Pronto! O novo Perfil de acesso já está disponível para serem vinculados aos membros da sua organização.
Alterar Perfil de acesso
A partir da Listagem de Perfis de acesso:
Localize o Perfil de acesso que deseja alterar;
Clique no nome do Perfil de acesso. Os dados e permissões serão carregados para alteração;
Após alterar o Nome ou Descrição, clique no botão “Salvar”;
Para alterar as permissões clique no controle à direita da permissão que deseja alterar.
O controle de ativação na posição esquerda e cor laranja significa que a permissão está NEGADA. Na posição direita e cor verde significa que a permissão está CONCEDIDA.
Pronto! O Perfil de acesso foi alterado.
Atenção: Ao alterar as permissões de um Perfil de acesso, todos os membros que ele vinculado terão suar permissões alteradas imediatamente.
Excluir Perfil de acesso
Somente é possível excluir Perfis de acesso que não esteja vinculado à nenhum membro da sua Organização, ou seja, para realizar a exclusão é precisa remover o perfil de todos os membros da sua organização, incluindo os bloqueados.
A partir da Listagem de Perfis de acesso:
Localize o Perfil de acesso que deseja excluir;
Clique no botão à direita e, em seguida, na opção “Excluir”;
Confirme a exclusão.
Pronto! O Perfil de acesso foi excluído.
Veja nesse artigo como liberar para um usuário o perfil de acesso criado 😉
