Permissão necessária: Para criar uma Atividade é necessário ser um Administrador ou ter um perfil com a permissão concedida para tal.
Atividades são, no Sistema Bússola, todas as oficinas, cursos ou eventos desenvolvidos pela organização que são oferecidos de forma coletiva a um conjunto de pessoas em um mesmo horário.
Para entender mais sobre o conceito de atividades, clique aqui.
Como criar uma atividade
Antes de iniciar a configuração de sua atividade, atente-se aos seguintes critérios:
O projeto ao qual será vinculada a atividade deverá estar com o status “Em execução” e com a período de execução dentro do prazo previsto.
Se a atividade estiver vinculada a um grupo, o mesmo deverá estar configurado antes da atividade. Para aprender a gerenciar um grupo, clique aqui.
Uma vez confirmados os critérios acima, você poderá dar início a criação de sua atividade:
No menu superior de sua tela, selecione a opção “Atendimento”. Identifique a aba “Atividade” e clique em “Adicionar”;
Preencha o nome da atividade, sua categoria e a qual projeto esta atividade estará vinculado.
Procure utilizar nomes não muito longos, mas que sejam significativos e facilite a localização e entendimento da atividade.
As categorias disponíveis são padrões do Sistema Bússola Não é possível alterar ou adicionar outras, portanto você deve selecionar aquela que mais se aproxima da atividade ofertada.
3. Preencha quem poderá participar da atividade.
Atenção! Se esta atividade não for vinculada a nenhum grupo, a opção selecionada deverá ser “Qualquer atendido”.
4. Caso queira, preencha uma breve descrição de como será a atividade. Este campo não é obrigatório e poderá ser editado posteriormente.
5. No campo “Objetivo do projeto que está relacionado” você poderá selecionar qual é o objetivo do projeto que será cumprido através da execução desta atividade. Este preenchimento é opcional.
Atenção! Uma vez que um objetivo está vinculado à atividade, a mesma será considerada também uma ação do projeto. Este vinculo poderá ser dificultar à conclusão dos objetivos do projeto, pois cada encontro de atividade previsto deverá ser registrado para que haja a possibilidade de finalização do objetivo.
6. Preencha o nome do educador da atividade. Caso haja mais de um, separe-os por ponto e vírgula.
7. O campo “Controle de Presenças” deverá ser preenchido com bastante atenção, pois é uma ação definitiva, impossível de ser editada posteriormente:
Se para a atividade você deverá contabilizar as presenças de forma individual, garantindo o controle da porcentagem de presenças de cada atendido à esta vinculados, selecione a opção SIM.
Se para a atividade apenas o número total de participantes é suficiente, selecione a opção NÃO.
8. Você poderá selecionar a caixa de seleção “Apresentar média final como conceito”, se desejar estabelecer uma média final das avaliações será exibida no formato de conceito entre A e E, onde A é o melhor conceito (maior nota) e E o pior conceito (menor nota). Este é um campo opcional.
9. Para o formato de execução da atividade, cujo preenchimento é obrigatório, existem duas possibilidades a serem selecionadas:
Curso: Para aquelas atividades que têm por objetivo trabalhar um planejamento com conteúdos e carga horária pré-estabelecidos.
Atividade única: Indica que a atividade não replica um planejamento pré-estabelecido e os conteúdos poderão ser incluídos posteriormente.
Recomendamos que selecione esta opção para ter maior flexibilidade na gestão da atividade.
10. Caso sua atividade tenha carga horária total prevista, este dado poderá ser preenchido. Lembre-se de que este não limitará a carga horária total dos encontros.
11. Preencha o número total de vagas e se haverá a possibilidade de ultrapassar o limite previsto. Em casos positivos, apesar do número inicial determinado, o sistema irá permitir novos inscritos. Em caso negativo, somente será possível adicionar novos atendidos caso vagas ainda estejam disponíveis.
12. Preencha o período de ocorrência da atividade. Isto é, o dia em que ela iniciará seus encontros e a data prevista para seu encerramento.
13. Preencha o período em que a atividade ocorrerá: Matutino, Vespertino ou Noturno.
Se a mesma atividade acontece em dois turnos mas com atendidos diferentes, você deverá criá-la duas vezes. Assim você evitará que os atendidos do turno da manhã recebam ausências no turno da tarde e vice-versa.
14. Informe quem serão os Educadores da Atividade. Neste campo você estará informando quem terá a possibilidade de registrando os encontros dentro do Sistema Bússola.
Atenção! Só estarão disponíveis os nomes dos usuários cadastrados dentro do Sistema Bússola que não possuem o perfil de Gestor. Se você não está identificando o seu nome ou de outro colaborador, é porque vocês já são gestores da Organização e consequentemente, são gestores da atividade.
15. Clique em Salvar e Avançar e pronto! Sua atividade já está criada.
A próxima aba, é a configuração de Agenda de Aulas. É a partir dela que você determinará quais são os dias e horários que sua atividade acontecerá. Esta etapa é fundamental para que sua atividade esteja 100% concluída e pronta para o registro. Para aprender a configurar sua agenda de aulas, clique aqui.