Passar para o conteúdo principal

Como configurar o Plano de Ações do projeto

Aprenda a configurar o Plano de Ações do seu projeto

Atualizado ontem

Permissão necessária: Para criar e atualizar o Plano de Ações de um projeto é necessário ser um usuário gestor do sistema ou ter um perfil com a permissão concedida para tal.

O Plano de Ações é o conjunto de ações preestabelecidas que deverão ser executadas a fim de que os objetivos específicos do projeto sejam cumpridos.

Para cada uma das ações previstas será possível definir o período de execução e a periodicidade de seu monitoramento.

Para compreender a diferença entre as ações e as atividades de um projeto, pense que as atividades podem ser uma das ações para a conclusão daquele objetivo, mas não somente.

Por exemplo: Para o objetivo de “fomentar o empreendedorismo na comunidade”, tem-se as seguintes ações:
☑ Mapear o público alvo e selecionar os inscritos
☑ Contratar os professores responsáveis
☑ Formalizar parcerias
Realizar as atividades de empreendedorismo

Configurando o Plano de Ações do projeto

Objetivos específicos

Para configurar o plano, os objetivos específicos do seu projeto deverão estar previamente preenchidos. Portanto iniciaremos por este ponto:

  1. Com o projeto no status “Em cadastro”, selecione a opção Editar e vá para a aba Objetivos;

  2. Preencha o Objetivo Geral e os Objetivos Específicos. Para adicionar ou remover objetivos você poderá clicar em + ou -;

Após definidos, clique em Salvar e vá para a aba seguinte, Plano de ações.

⚠️Caso o seu projeto esteja com o status “Em execução” será necessário parar a execução para realizar a edição do projeto.

Plano de ações

  1. Selecione a opção “Adicionar nova ação” e preencha os campos: Ação que será executada e Resultado Esperado;

  2. Em seguida, preencha a data na qual esta ação ocorrerá:
    Para selecionar a data no calendário, você deverá clicar em “Selecionar uma data” e marcar a data de início e fim previstos. O calendário poderá ser movimentado através das setas. Uma vez definidas, selecione a opção “Aplicar.

  3. Preencha a periodicidade. Isto significa quantas vezes, dentro do período em que esta ação estiver prevista, você pretende atualizar sua execução dentro do Sistema Bússola.

    Exemplo: Para o monitoramento de uma ação cuja data de execução está prevista para 01/07/2024 a 28/09/2024, tenho as seguintes opções de periodicidade:

  4. Os números apresentados como “x3”, por exemplo, significam a quantidade de pontos de monitoramento que serão criados no Sistema Bússola para registro de desempenho da ação posteriormente.

  5. Uma vez preenchidos todos os campos, Salve.

  6. Você poderá repetir os passos acima quantas vezes forem necessárias, a depender do número de ações previstas para a conclusão deste objetivo específico.

  7. Para excluir uma ação, basta clicar na lixeira vermelha.

Lembre-se de que a sequência de ações deve estar vinculada a cada um de seus objetivos. Tenha atenção para selecionar o campo “Adicionar nova ação” abaixo de cada um dos objetivos previstos.

Uma vez registrados todas ações previstas, basta colocar o projeto Em Execução e pronto! O seu Plano de Ações já está configurado e pronto para o registro!

Respondeu à sua pergunta?