Atividades no Bússola representam qualquer ação coletiva realizada pela organização, pode ser uma oficina, palestra, curso ou qualquer outra ação que tenha a participação de múltiplos atendidos em um mesmo horário.
Como funciona
Toda atividade no Bússola deve estar ligada à um Projeto e pode ou não estar ligado à um Grupo. As atividades que acontecem em uma ou mais datas e são chamadas de "Encontros".
Em uma atividade é possível estabelecer uma sequência de dias e horários para os encontros previstos - o que irá gerar uma agenda programada para registros de realizações.
Acesse o artigo de introdução a atividades para entender os diferentes tipos de atividades.
Tenha atenção ao preencher sua atividade, algumas informações não podem ser alteradas após o cadastramento da atividade.
Para preencher uma atividade, além de ser gestor da atividade, necessário que o usuário seja educador no sistema, verifique esse artigo sobre como liberar o perfil de acesso Educador
Cadastrando uma atividade
Clique no atalho atividades na tela inicial do sistema;
Já na aba de atividades, clique em adicionar;
Inicie o preenchimento da sua atividade:
Preencha o nome da sua atividade;
Preencha a categoria da sua atividade;
As categorias da atividade são fixas, se você não encontrar exatamente aquela que precisa, pode colocar àquela que mais se aproxima a sua atividade.
Preencha a qual projeto sua atividade está ligada;
Toda atividade deve estar ligada a apenas um Projeto
Quem pode participar da atividade?
Quem pode participar
Grupo específico: Esta atividade está ligada a um grupo e a gestão de inscritos é através deste grupo;
Todos os grupos do projeto: Esta atividade não está ligada a nenhum grupo específico e atendidos inscritos em qualquer um dos grupos do projeto podem participar;
Qualquer atendido: Esta atividade pode ter inscrição de qualquer pessoa matriculada na instituição que esteja inscrita no projeto, sem a necessidade de fazer parte de algum grupo do projeto.
Acesse o artigo de introdução a atividades para entender as implicações de ligar uma atividade a um grupo. Caso precise entender mais sobre grupos, acesse esse artigo.
Insira o educador da sua atividade;
Caso o educador que você deseja inserir não apareça entre os opções já cadastradas, escreva o nome dele e clique na palavra novo;
Selecione a opção que indica se a atividade terá ou não controle de presença;
Controle de presença
Atividades com controle de presença
As atividades com controle de presença permitem o gerenciamento dos inscritos na atividade e das suas presenças em cada um dos encontros da atividade. É o tipo de atividade utilizado para medir a taxa de frequência dos atendidos.
Para atividades com controle de presença deve ser informado o número de vagas e se o sistema deve permitir que este número seja ultrapassado ou não.
Atividades sem controle de presença
As atividades sem controle de presença são aquelas atividades organizadas pela instituição e aberta à comunidade sem a necessidade de inscrição e controle de presença. Por exemplo, um bazar, palestra ou apresentação.
Ao registrar os encontros realizados deste tipo de atividade somente é possível informar a quantidade de participantes, sem a identificação de quem são.
Selecione se será necessário apresentar média final como Conceito;
Nesse artigo explicamos como funciona o controle de presença e o conceito de média final.
Selecione se sua atividade é no formato de curso ou atividade única;
Curso
O formato de curso é para aquelas atividades que têm por objetivo trabalhar um planejamento com conteúdos e carga horária pré-estabelecidos.
Ao selecionar o formato de curso será necessário indicar qual é o curso que será executado.
Atividade única
Este formato indica que a atividade não replica um planejamento pré-estabelecido e os conteúdos poderão ser incluídos posteriormente, trazendo mais flexibilidade, recomendamos que selecione esse formato. No formato de curso, é necessário concluir a execução de todos os conteúdos e completar a carga horária total prevista.
Insira carga horária total prevista;
Se refere a carga horária esperada para toda a atividade. Se você não souber a carga horária total prevista, não se preocupe! O sistema calcula automaticamente quando definir sua agenda de aula. Esta informação será usada como referência durante o planejamento dos encontros da atividade, na definição dos conteúdos a serem trabalhados e também durante a fase de realização da atividade dando clareza sobre o progresso da carga horária realizada em relação ao planejado.
Insira o número de vagas e se esse número pode ser ultrapassado;
Insira o período de ocorrência da sua atividade;
Se refere a data de início e fim da realização da atividade, este período deve estar compreendido dentro do período de início e fim do projeto ao qual a atividade está vinculada. Além disso, essas datas delimitam a possibilidade de agendamento dos encontros da atividade.
Selecione em quais períodos sua atividade ocorrerá;
Se sua atividade acontece em período integral com as mesmas, você pode selecionar os dois turnos.
Mas atenção, se forem turmas diferentes, você deverá registrar duas atividades para que os atendidos de cada turno recebam presenças somente em seus horários específicos.
Por fim, selecione o gestor da sua atividade;
Após o preenchimento de todos os campos obrigatórios, salve sua atividade para que ela seja cadastrada no sistema:
✅Pronto! Você criou a primeira parte de sua atividade. Agora você deve criar a agenda de aulas, como mostrado nesse artigo.