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Como preencher a planilha de importação de atendidos
Como preencher a planilha de importação de atendidos

Entende como funciona e como preencher cada campo da planilha modelo de importação

Atualizado há mais de uma semana

Antes de iniciar o preenchimento, certifique-se de que sua organização possui este serviço contratado. Caso ainda não tenha contratado e deseje fazê-lo, entre em contato com [email protected] para solicitar este serviço.

Modelo de planilha

Para realizar a importação dos atendidos da sua organização é importante que organize os dados conforme o nosso modelo pré-estabelecido, ele define quais dados, opções e formatos são aceitos.

Algumas das colunas do modelo possuem uma lista para seleção das opções válidas, isso significa que só poderão ser selecionados os campos disponibilizados no menu suspenso junto à célula.

Caso você não esteja identificando a caixa de opções, sua ferramenta para execução de planilhas eletrônicas é incompatível com o modelo disponibilizado. Como alternativa, recomendamos que adote a versão do Google Sheets (será necessário ter uma conta Google).

Em caso de dúvidas sobre o preenchimento ou após concluir o preenchimento, entre em contato com [email protected].

Para utilizar o Google Sheet para preenchimento da planilha, acesse este link, e então, no menu “Arquivo” clique na opção “Fazer uma cópia” para ter uma cópia editável para preenchimento.

Após completar a planilha, faça download do arquivo no menu “Arquivo”“Baixar” → “Microsoft Excel (.xlsx)” e encaminhe o arquivo para a sua pessoa de contato na equipe Bússola.

Se preferir utilizar o Microsoft Excel, acesse este link para fazer o download do modelo, faça o preenchimento e então encaninhe o arquivo para a sua pessoa de contato na equipe Bússola.

Para utilizar o LibreOffice Calc utilize este link para fazer o download do modelo, faça o preenchimento e então encaninhe o arquivo para a sua pessoa de contato na equipe Bússola.

Caso tenha interesse em realizar a importação dos dados em um formato diferente, é possível contratar o serviço de apoio a esse processo. Solicite as opções e custos através do e-mail [email protected] ou com a sua pessoa de contato na equipe Bússola.

Preenchendo a planilha

Para facilitar a coleta de dados, muitas colunas da planilha têm preenchimento opcional. No entanto, recomendamos fortemente que você preencha o máximo de informações possível. Isso não apenas agilizará processos futuros, mas também permitirá que sua organização tenha acesso a diversos relatórios e um entendimento mais profundo sobre o público atendido e seu perfil social.

Nome

Nesta coluna deve ser informado o nome completo do Atendido. Se for encontrado um atendido com o mesmo nome não será feita a importação deste registro. O preenchimento é obrigatório.

Caso possua dois atendidos com o mesmo nome e sobrenome, abrevie o sobrenome de um deles.

Gênero

Nesta coluna deve ser informado o gênero do Atendido. Este dado é opcional, mas caso preenchido as opções válidas são as seguintes:

  • M para Masculino;

  • F para Feminino; e

  • NB para Não Binário

Caso a coluna esteja em branco ou preenchida com qualquer valor diferente de M, F ou NB, o sistema importará como Não informado.

Data de Nascimento

Nesta coluna deve ser informada a data de nascimento do Atendido no formato dd/mm/aaaa (dois dígitos para o dia, dois dígitos para o mês e quatro dígitos para o ano). O preenchimento desta coluna é opcional.

Este dado é opcional durante a importação, porém obrigatório durante o uso do sistema. Caso não informe na planilha, será necessário preencher em uma eventual atualização de cadastro.

Estado Civil

Nesta coluna deve ser informado o estado civil do Atendido. Esta dado é opcional, mas caso seja preenchido as opções válidas são: Solteiro(a), Casado(a), Separado(a), Divorciado(a), Viúvo(a) e União Estável.

Caso a coluna esteja em branco ou preenchida com qualquer valor diferente dos listados, o sistema importará como Não informado.

Religião

Nesta coluna deve ser informada a religião ou crença do Atendido. Este dado é opcional, mas caso seja preenchido as opções válidas são: Adventista, Budista, Candomblé, Católica, Espírita, Evangélica, Islâmica, Judaíca, Mórmon, Protestante, Testemunha de Jeová, Umbanda, Outra, Não possui e Não Informado.

Utilize o substantivo no feminino mesmo para atendidos do gênero masculino ou não binário.

Caso a coluna esteja em branco ou preenchida com qualquer valor diferente dos listados, o sistema importará como Não informado.

Naturalidade

Nesta coluna deve ser informada a naturalidade, ou seja, a cidade onde o Atendido nasceu. O preenchimento desta coluna é opcional.

Se a informação não estiver disponível, deixe a coluna em branco. Caso contrário, o dado inserido será importado incorretamente.

Possui responsável legal?

Nesta coluna deve ser informado se o Atendido possui um responsável legal ou é emancipado (legalmente responsável por si mesmo). Este dado é opcional, mas caso preenchido as opções válidas são as seguintes:

  • Sim para quem possui um responsável legal; e

  • Não para quem é emancipado e legalmente responsável por si mesmo.

Caso a coluna esteja em branco ou preenchida com qualquer valor diferente de Sim ou Não, o sistema importará como Não informado.

Pode sair sozinho da instituição

Nesta coluna deve ser informado se o Atendido pode sair sozinho da instituição ou se obrigatoriamente deve estar acompanhado. Este dado é opcional, mas caso preenchido as opções válidas são as seguintes:

  • Sim para quem pode sair sozinho; e

  • Não para quem só pode sair se estiver acompanhado.

Caso a coluna esteja em branco ou preenchida com qualquer valor diferente de Sim ou Não, o sistema importará como Não informado.

Nome da mãe

Nesta coluna deve ser informado o nome completo da mãe do Atendido. O preenchimento desta coluna é opcional.

Se a informação não estiver disponível, deixe a coluna em branco. Caso contrário, o dado inserido será importado incorretamente.

Nome do pai

Nesta coluna deve ser informado o nome completo do pai do atendido. O preenchimento desta coluna é opcional.

Se a informação não estiver disponível, deixe a coluna em branco. Caso contrário, o dado inserido será importado incorretamente.

Número de matrícula

Nesta coluna deve ser informado o código ou número de matrícula do atendido na organização. E o preenchimento desta coluna é opcional.

Data de entrada

Nesta coluna deve ser informada a data de entrada do Atendido na instituição no formato dd/mm/aaaa (dois dígitos para o dia, dois dígitos para o mês e quatro dígitos para o ano). O preenchimento desta coluna é opcional.

Se esta coluna estiver vazia, a data de importação do atendido será considerada como a sua data de entrada. Caso a data exata não esteja disponível, sugerimos que insira uma data que faça sentido para sua organização, como o início do ano ou do semestre.

CEP

Nesta coluna deve ser informado os 8 dígitos do CEP do endereço do Atendido. O preenchimento desta coluna é opcional.

Caso o número do CEP inicie com 0 (zero), é possível que sua planilha eletrônica não apresente os 0 (zeros) iniciais. Não se preocupe que o sistema fará a correção automaticamente.

Estado

Nesta coluna deve ser informada a SIGLA do estado em que reside o Atendido. O preenchimento desta coluna é obrigatório para quem deseja preencher o endereço do atendido.

Caso a coluna esteja em branco ou preenchida com qualquer valor inválido, ou seja, diferente das 27 siglas das Unidades Federativas do Brasil, o sistema não importará os dados deste Atendido.

Município

Nesta coluna deve ser informada o município/cidade em que reside o Atendido. O preenchimento desta coluna é obrigatório para quem deseja preencher o endereço do atendido.

Para que essa informação seja importada corretamente, é necessário que o Estado (UF) também esteja preenchido corretamente.

O sistema reconhece apenas municípios listados pelo IBGE; portanto, distritos não serão identificados.

Bairro

Nesta coluna deve ser informado o bairro em que reside o Atendido. O preenchimento desta coluna é opcional.

Se a informação não estiver disponível, deixe a coluna em branco. Caso contrário, o dado inserido será importado incorretamente.

Logradouro

Nesta coluna deve ser informado o logradouro em que reside o Atendido. O preenchimento desta coluna é obrigatório.

Logradouro se refere qualquer espaço público de circulação e convivência, como ruas, avenidas, praças, vielas, becos, calçadões, e outros tipos de vias ou áreas públicas. Neste contexto, o logradouro é a parte que identifica a via pública onde se localiza um imóvel, como, por exemplo, "Rua das Flores" ou "Avenida Brasil".

Número

Nesta coluna deve ser informado o número do logradouro em que reside o Atendido. O preenchimento desta coluna é opcional.

São aceitos somente números nesta coluna. Caso o endereço possua letras complementares utilize a coluna “Complemento”.

Complemento

Nesta coluna deve ser informado os dados de complemento do endereço do Atendido como, por exemplo, Nº de apto, Andar, Bloco, Casa ou Fundos. O preenchimento desta coluna é opcional.

Referência

Nesta coluna deve ser informado os dados de referência para localização do endereço do Atendido como, por exemplo, Próximo à Praça da Amizade. O preenchimento desta coluna é opcional.

E-mail

Nesta coluna deve ser informado um endereço de e-mail do Atendido O preenchimento desta coluna é opcional.

Telefone 1

Nesta coluna deve ser informado o principal telefone para contato com o Atendido. O preenchimento desta coluna é opcional.

Insira somente o telefone, em formato (00) 00000-0000, sem nome de pessoa de referência ou qualquer outra informação.

Telefone 2

Nesta coluna deve ser informado um telefone secundário para contato com o Atendido. O preenchimento desta coluna é opcional.

Insira somente o telefone, em formato (00) 00000-0000, sem nome de pessoa de referência ou qualquer outra informação.

RG

Nesta coluna deve ser informado o número de RG do Atendido. O preenchimento desta coluna é opcional.

Se a informação não estiver disponível, deixe a coluna em branco. Caso contrário, o dado inserido será importado incorretamente.

CPF

Nesta coluna deve ser informado os 11 dígitos do CPF do Atendido. O preenchimento desta coluna é opcional.

Caso o número do CPF inicie com 0 (zero), é possível que sua planilha eletrônica não apresente os 0 (zeros) iniciais. Não se preocupe que o sistema fará a correção automaticamente.

Possui certidão de nascimento

Nesta coluna deve ser informado se o Atendido possui certidão de nascimento. Este dado é obrigatório e devem ser preenchido com uma das seguintes opções válidas:

  • Sim para quem possui certidão de nascimento e

  • Não para quem não possui certidão de nascimento.

Caso a coluna esteja preenchida com qualquer valor diferente de Sim o sistema importará como Não.

Possui certidão de reservista

Nesta coluna deve ser informado se o Atendido possui certidão de reservista. Este dado é obrigatório e devem ser preenchido com uma das seguintes opções válidas:

  • Sim para quem possui certidão de reservista e

  • Não para quem não possui certidão de reservista.

Caso a coluna esteja preenchida com qualquer valor diferente de Sim o sistema importará como Não.

Possui carteira de trabalho

Nesta coluna deve ser informado se o Atendido possui carteira de trabalho. Este dado é obrigatório e devem ser preenchido com uma das seguintes opções válidas:

  • Sim para quem possui carteira de trabalho e

  • Não para quem não possui carteira de trabalho.

Caso a coluna esteja preenchida com qualquer valor diferente de Sim o sistema importará como Não.

Marcadores

Marcadores (ou tags) em Atendidos são palavras-chave ou rótulos usados para categorizar e organizar seus registros. Esses marcadores facilitam a busca e a recuperação de informações e permitem a análise eficiente de dados para planejamento e avaliação dos serviços prestados.

Nesta coluna devem ser informados os marcadores ligados ao Atendidos. O preenchimento desta coluna é opcional.

Você pode incluir mais de um marcador para um mesmo Atendido. Neste caso utilize , (vírgula) para separá-los.

Grau de escolaridade

Nesta coluna deve ser informado o grau de escolaridade do Atendido. Este dado é opcional, mas caso seja preenchido as opções válidas são:

  • Maternal I;

  • Maternal II;

  • Maternal III;

  • Jardim I;

  • Jardim II;

  • Jardim III;

  • Educação Infantil;

  • CA (Alfabetização);

  • 1º Ano do Ensino Fundamental;

  • 2º Ano do Ensino Fundamental;

  • 3º Ano do Ensino Fundamental;

  • 4º Ano do Ensino Fundamental;

  • 5º Ano do Ensino Fundamental;

  • 6º Ano do Ensino Fundamental;

  • 7º Ano do Ensino Fundamental;

  • 8º Ano do Ensino Fundamental;

  • 9º Ano do Ensino Fundamental;

  • 1º Ano do Ensino Médio/Técnico Profissionalizante;

  • 2º Ano do Ensino Médio/Técnico Profissionalizante;

  • 3º Ano do Ensino Médio/Técnico Profissionalizante;

  • Ensino Médio/Técnico Profissionalizante Completo;

  • Universitário Incompleto;

  • Universitário completo;

Caso a coluna esteja em branco ou preenchida com qualquer valor diferente dos listados, o sistema importará como Não informado.

Situação Escolar

Nesta coluna deve ser informada situação escolar do Atendido. Este dado é opcional, mas caso seja preenchido as opções válidas são: Cursando, Interrompido ou Concluído.

Caso a coluna esteja em branco ou preenchida com qualquer valor diferente dos listados, o sistema importará como Não informado.

Turno

Nesta coluna deve ser informado o turno o qual o Atendido estuda. Este dado é opcional, mas caso seja preenchido as opções válidas são:

  • Matutino;

  • Vespertino;

  • Noturno;

  • Matutino, Vespertino;

  • Matutino, Noturno;

  • Vespertino, Noturno

  • Matutino, Vespertino, Noturno;

Caso a coluna esteja em branco ou preenchida com qualquer valor diferente dos listados, o sistema importará como Não informado.

Unidade de Ensino

Nesta coluna deve ser informado no nome da Unidade de Ensino frequentada pelo Atendido. Este dado é opcional.

Para cada nova instituição identificada, o sistema criará um registro de Unidade de Ensino. Portanto, certifique-se de utilizar a mesma grafia ao se referir à mesma instituição.

Tipo da Unidade de Ensino

Nesta coluna deve ser informada o Tipo da Unidade de Ensino mencionada na coluna anterior. Este dado é opcional, mas caso seja preenchido as opções válidas são: Público ou Privada.

Caso a coluna esteja em branco ou preenchida com qualquer valor diferente dos listados, o sistema importará como Não informado.

Bolsa de estudo

Nesta coluna deve ser informada o tipo de bolsa de estudo utilizada pelo Atendido, se houver. Este dado é opcional, mas caso seja preenchido as opções válidas são: Privada, Privada com Bolsa Parcial ou Privada com Bolsa Integral.

Caso a coluna esteja em branco ou preenchida com qualquer valor diferente dos listados, o sistema importará como Não informado.

Status do Atendido

Nesta coluna deve ser informada a situação cadastro do Atendido, ou seja, se ele ainda é ou não atendido pela sua organização. Esta do é opcional, mas caso seja preenchido as opção validas são Ativo (para aqueles que ainda recebem atendiimento) ou Inativo (para aqueles que não recebem mais atendimento).

Caso a coluna esteja em branco ou preenchida com qualquer valor diferente dos listados, o sistema importará como Ativo (ainda recebe atendimento).

Caso o status do Atendidos seja Inativo, as colunas subsquentes Data de desligamento e Motivo de desligamento tornam-se obrigatórios.

Data de desligamento

Caso o Status do Atendido seja Inativo, nesta coluna deve ser informada obrigatoriamente a data em que o desligamento ocorreu no formato dd/mm/aaaa (dois dígitos para o dia, dois dígitos para o mês e quatro dígitos para o ano).

Caso o Status do Atendido seja Ativo, o conteúdo desta coluna será desconsiderado durante a importação.

Caso o Status do Atendido seja Inativo e o conteúdo desta coluna seja inválido ou vazio, o sistema importará o Atendido como Ativo.

Motivo de desligamento

Caso o Status do Atendido seja Inativo, nesta coluna deve ser informado o Motivo de desligamento do Atendido obrigatoriamente.

Os Motivos de desligamento disponíveis para sua organização podem configurados no próprio sistema através neste link, na categoria “Perfil”.

Para garantir uma maior consistência de dados é importante que se atente às opções disponíveis e a grafia do mesmo. Caso um Motivo de desligamento ainda não configurado no sistema seja informado nesta coluna, o mesmo será incluído.

Caso o Status do Atendido seja Ativo, o conteúdo desta coluna será desconsiderado durante a importação.

Caso o Status do Atendido seja Inativo e o conteúdo desta coluna seja inválido ou vazio, o sistema importará o Atendido como Ativo.

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