Permissão necessária: Para realizar a gestão um atendido de sua Organização é necessário ser um usuário gestor ou ter um perfil com a permissão concedida para tal.
O que são os atendidos?
Atendidos são todas as pessoas físicas ou jurídicas que recebem algum tipo de serviço da organização. Suas fichas de inscrição estão localizadas na listagem de atendidos, possível de ser encontrada a partir da opção “Atendimento” no menu superior.
Para saber mais sobre os atendidos no Sistema Bússola, clique aqui.
Qual a diferença entre inativar e excluir um atendido?
Ao inativar o cadastro de um atendido, você mantém o histórico do mesmo em sua conta Bússola. Poderá consultar os atendimentos realizados e, caso o atendido retorne à inscrição, bastará reativar o seu cadastro.
Ao inativar um atendido o mesmo será automaticamente removido de todos os projetos e atividades vigentes. Contudo os atendimentos para este prestados continuarão contabilizados para os dados gerais do projeto e da Organização.
Ao excluir um atendido, você estará removendo definitivamente o cadastro e todas as informações e atendimentos à este vinculados. É uma ação permanente e recomendamos que seja feita em caso de preenchimentos errados ou fichas duplicadas.
Inscrever um novo atendido
A partir do menu Atendimentos, no canto superior da tela você deverá:
Selecionar a opção Listagem de atendidos;
No canto superior direito da tela, clique em “Novo Atendido” e em seguida selecione a opção “Indivíduo” para pessoas físicas ou “Organização” para pessoas jurídicas;
Preencha os campos da ficha com todos os dados cadastrais do atendido que você tiver em mãos;
Clique em Salvar e Avançar para seguir com o preenchimento das abas: escolar; profissional; saúde; relações e grupos.
Atenção! Os campos nome, gênero, data de nascimento, formas de acesso e demandas são de preenchimento obrigatório.
Você também poderá clicar em Finalizar, caso deseje deixar a continuidade do preenchimento para outro momento. O Sistema Bússola permite que você edite o cadastro e continue posteriormente.
No cadastro do atendido, caso não possua um campo que sua organização precisa, vocês podem criar campos personalizados, veja esse artigo para entender como funciona.
Editar a ficha de inscrição de um atendido
A partir da Listagem de atendidos, você deverá:
Selecionar a ficha do atendido para o qual deseja realizar edições. Você poderá utilizar os Filtros, no canto direito da tela, para localizá-lo com maior facilidade;
Uma vez na ficha de seu atendido, clique na opção “Editar”, disponível no canto superior direito da tela;
Navegue pelo menu da ficha, entre as abas Dados Cadastrais, Escolar; Profissional; Saúde; Relações e Grupos, realizando os ajustes necessários;
Clique em “Finalizar” e pronto! Suas edições na ficha do atendido estão feitas.
Inativar um atendido de sua Organização
A partir da ficha do atendido selecionado para inativação, você deverá:
Selecionar o ícone de configuração, para gerenciar a inscrição do atendido;
Selecione o controle de ativação, marcado com o status “Perfil Ativo”. Assim que este for selecionado, a barra passará para a cor vermelha e o status será modificado para “Perfil Inativo”;
Clique em Avançar. Você verá a listagem de todos os projetos, atividades e grupos dos quais o atendido será automaticamente inativado. Se desejar efetivar a ação, clique novamente em Avançar. Caso identifique que o mesmo ainda não pode ser desligado, clique em Cancelar;
Na página seguinte, preencha a data de desligamento e o motivo do desligamento. Você poderá preencher também alguma observação caso seja necessário;
Selecione a opção Desativar atendido e pronto! Seu atendido foi inativado de sua Organização.
Caso não esteja sendo possível desligar o atendido, se deve a presenças, ausências ou atendimentos registrados antes da data inserida de desligamento. Acesse o perfil dele para localizar esses registros e tente evadir com uma data posterior a eles.
Para encontrar o cadastro de seu atendido inativo, basta acessar a listagem de atendidos e, na opção “Filtros” busque por: “Status > Inativos > Filtrar”.
Para reativá-lo, os passos são os mesmos. Basta alterar o controle de ativação para “Perfil Ativo”, selecionar a opção “Avançar” e pronto! Seu atendido já está novamente disponível na listagem de atendidos ativos
Excluir um atendido de sua Organização
A partir da ficha do atendido selecionado para exclusão, você deverá:
Selecionar a seta ao lado do botão “Editar” e em seguida clicar na opção “Excluir”;O sistema irá lhe apresentar um aviso a respeito da exclusão. Caso tenha certeza de sua decisão, selecione a opção “Excluir”.
Atenção! Ao excluir um atendido você não está excluindo o cadastro de sua família. Caso este seja o último atendido da família a mesma será inativada.
Pronto! O atendido foi excluído permanentemente de sua Organização.